Blog

Blog bordado

Eu e os bordados…

O meu nome é Catarina Tudella, nasci em 1979 em Lisboa e sou artesã. A minha paixão são os bordados, pois é entre eles que me perco para me encontrar novamente. No entanto, o meu percurso profissional iniciou na indústria, onde estive 17 anos, após ter terminado o meu curso de engenharia do ambiente, em Em 2017, na sequência de algumas mudanças profissionais, decidi iniciar uma viagem de desenvolvimento pessoal, que me levou a descobri o gosto por criar!

Durante este processo, percebi que a arte esteve sempre presente na minha vida, mas nunca assumiu um papel de destaque. Era apenas algo que me emocionava, sem que me dominasse. O bordado surge como recordação do meu primeiro contacto com arte, com a criação, no seu estado mais puro, associado a uma sensação de preenchimento, tranquilidade e felicidade, tinha eu apenas 12 anos.

Nesse momento, percebi que o meu propósito de vida é bordar e contribuir para a valorização e divulgação do bordado como expressão cultural portuguesa.

Como tal, a partir deste momento, nada mais fez sentido para mim a não ser, concentrar-me e focar-me neste meu propósito. Assim, em 2019, nasceu a Seda & Companhia!

Foto da Catarina Tudella da Seda e Companhia.
Olá, eu sou a Catarina

Eu e a Seda & Companhia…

A Seda & Companhia é uma marca de malas, alpercatas, vestuário e acessórios para senhora bordados à mão a seda natural. O brilho da seda, a escolha de tons monocromáticos, a textura dos pontos bordados e temática bucólica dos desenhos, conferem a cada peça uma dimensão intemporal. 

No entanto, a missão da Seda & Companhia não se limita à criação de peças bordadas, desde o inicio que este projecto prevê um espaço para partilha de conhecimento sobre bordados, especialmente, sobre os bordados tradicionais portugueses onde se enquadra o Bordado de Castelo Branco que é a base de inspiração da marca.

Este espaço pretende também, através das suas publicações, contribuir para desmistificar o lado antiquado e fora de moda que é atribuído ao bordado manual, impulsionado-o para o seu merecido lugar de destaque junto das outras artes manuais.

Para finalizar, gostaria apenas de referir que este projecto surgiu porque acredito:

  • Na conjugação do tradicional e do novo;
  • No bordado como expressão artística;
  • Na cultura como parte integrante da identidade de um povo;
  • No valor do trabalho manual;
  • Na beleza dos elementos naturais;
  • No propósito de fazermos o que amamos.

Obrigada por se juntarem a mim, nesta caminhada entre agulhas, pois estou certa de que passaremos bons momentos…